Comunidade negra sacramentana celebra 5º Encontro pela Igualdade Racial

Publicado em: 23/05/2024 15:03

Nesta quarta-feira (22), a Secretaria Municipal de Cultura promoveu o 5º Encontro pela Igualdade Racial, uma cerimônia em menção ao Dia da Abolição da Escravatura e Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, rememorado em todo o Brasil no dia 13 de maio.

A data de 13 de maio de 1888, oficialmente conhecida como Dia da Abolição da Escravatura, foi ressignificada por grupos do movimento negro com a justificativa de que a assinatura da Lei Áurea não garantiu políticas de reparação pelos 350 anos de escravidão no Brasil, pelo contrário, contribuiu para a perpetuação do racismo estrutural. Dessa forma, o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo nos convida à reflexão acerca das discriminações e das reais condições de vida da população preta no país, tanto no passado quanto no presente.

A 5ª edição do Encontro pela Igualdade Racial, realizada na Casa da Cultura Sérgio Pacheco, contou com a participação de: alunos da E. M. Dona Maria Sant’Ana, apresentando a vida e obra da escritora Carolina Maria de Jesus; depoimento do cientista social, pesquisador e escritor Júlio César Pereira; Rainha da Congada Lucimar; Grupo de Capoeira Raça Brasil, comandado pelo mestre Pretinho; artista plástica Ana Laura Bernardes Pinheiro; desfile de beleza negra; grupo musical “Samba de Sexta”; além de representantes do Comitê da Política de Equidade de Sacramento.