Profissionais da Atenção básica recebe capacitação com tema Depressão

Considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o "Mal do Século", a depressão é um transtorno psiquiátrico que pode atingir pessoas de qualquer faixa etária e qualquer sexo. Sabe-se que o desânimo e os demais sintomas da doença são provocados por desequilíbrios cerebrais, com a diminuição de neurotransmissores como a serotonina, hormônio ligado à sensação de prazer e bem-estar.

Além das alterações de humor ou irritabilidade, ansiedade e angústia a depressão possui diversos sinais e sintomas, que podem ser isolados ou somatizados, a depressão pode provocar também manifestações fisiológicas e por este e outros motivos, o tratamento é feito com auxílio de profissionais capacitados, incluindo na equipe médicos, enfermeiros, agente comunitário de saúde e psicólogos, que determinarão o acompanhamento terapêutico conforme cada caso. É importantíssimo ressaltar que o apoio da família é fundamental e faz grande diferença no tratamento do paciente.

Além do atendimento médico, a psicoterapia ajuda o paciente na reestruturação psicológica do indivíduo, além de aumentar sua compreensão sobre o processo de depressão e na resolução de conflitos, o que diminui o impacto provocado pelo estresse.

Nesse contexto, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem papel importante na atenção à saúde e tratamento de pessoas com depressão e outros problemas mentais.
Os atendimentos e tratamentos para depressão são feitos, prioritariamente, na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS, ou nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), onde o usuário recebe atendimento próximo da família com assistência multiprofissional e cuidado terapêutico conforme a singularidade de cada cidadão.

Dentro desta proposta, foi realizada na última segunda-feira, 15/07/2019, uma Capacitação organizada pela Saúde Mental do município de Sacramento junto a Secretaria de Saúde, onde foi discutido pela psiquiatra, Elka Oliveira, junto aos médicos da Atenção Básica, manejo, diagnóstico e tratamento para casos de depressão e distimia. O encontro entre os profissionais teve uma duração de 03 horas e foram discutidos vivências e protocolos de atendimento para melhor promover atendimento à população sacramentana. Na oportunidade, ainda foram ainda discutidas novas temáticas para outros momentos de educação continuada.