Jovens participam de Encontro da Agenda Mais Acesso

O primeiro encontro de jovens da Agenda Mais Acesso, realizado na escola Estadual Coronel José Afonso de Almeida, contou com aproximadamente quatrocentas adolescentes e jovens que assistiram várias apresentações artísticas de dança, música e teatro. o grupo de dança que tem como coreografo o psicólogo Arnaldo Junior dos Santos levantou a moçada logo no início e a encenação ficou a cargo do grupo de teatro do EJC – Encontro de Jovens com Cristo. O médico pediatra e musicoterapeuta Dr. Claudinei Silva Junior e a enfermeira e cantora Karla Fernanda Pereira realizaram um pequeno show de abertura.

A fisioterapeuta do NASF Marina Gomide Tavares fez uma palestra abordando o tema saúde sexual e saúde reprodutiva incluindo ainda assuntos como dependência digital (o quão a internet ajuda e atrapalha a vida dos jovens se for utilizada de forma errada), bullying e comportamento dos adolescentes na escola e ilustrando tudo o que foi dito com um vídeo sobre os últimos acontecimentos trágicos e outros acontecimentos bons envolvendo os jovens atualmente.

Um dos pontos altos do encontro foi a Roda de Conversa na qual os adolescentes realizavam perguntas aos diversos profissionais de saúde que estavam presentes como o médico pediatra Dr. Claudinei Silva Junior; o médico urologista Dr. Rogério França Amui; as médicas ginecologistas e obstetras Dra. Karina Miranda Khabbaz Amui e Dra. Thallyta Calapodopolos; os psicólogos Samuel Gomide Ferreira e João Rafael De Santi; as enfermeiras Karla Fernanda Pereira, Marta Helena da Silva, Renata Freitas Viana e Cibele Maria dos Santos; a fisioterapeuta Marina Gomide Tavares; A cirurgiã dentista e Diretora de Atenção Primária Caroline Magela Cruvinel de Oliveira; e também da assistente social Benedita Nunes Santana. A Oficina foi bastante produtiva e proveitosa, os jovens tiraram suas dúvidas e mostraram interesse aos temas ligados a Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva, e interagiram ainda com perguntas sobre automutilação, depressão, entre outros.

A final da oficina a diretora da Escola Estadual Cel. José Afonso de Almeida, local onde foi realizado o encontro, Mônica Viera de Almeida proferiu algumas palavras em relação ao quão bom estava sendo o evento para todos que ali estavam e aproveitou para subir ao palco os integrantes do time que ganhou medalha de ouro no JEMG - Jogos Escolares de Minas Gerais mostrando que o mundo dos esportes é muito melhor que o das drogas (licitas e ilícitas). Finalizando o gestor Dr. Reginaldo Afonso dos Santos agradeceu a presença de todos os adolescentes e jovens e os convidaram para o Encontro de Jovens que se realizará dia seis de Junho às dezenove horas na Casa da Cultura Sergio Pacheco onde terá início o Projeto Cara Limpa.